Miguel Barreto Henriques nasceu em Coimbra, Portugal, a 27 de março de 1981, sob o signo de Carneiro. Estudou Relações Internacionais e doutorou-se em Política Internacional e Resolução de Conflitos na Universidade de Coimbra, onde apresentou a tese intitulada “Laboratórios de Paz em Territórios de Violência(s): Abrir Caminhos para uma Paz Positiva na Colômbia?”, que lhe valeu um Prémio prémio.
Em 2012, atravessou o oceano e veio viver para Bogotá. Dedicou-se a ensinar e a pesquisar sobre o conflito armado e a construção da paz na Colômbia, no entanto dedica grande parte do seu tempo a servir de sofá aos seus gatos, Mía e Nube, enquanto se perde entre os seus livros e a sua música. .
No âmbito literário, publicou em 2012, em Lisboa, o seu primeiro livro de poesia, Vã Guarda: autobiografia não autorizada. Continuou com El pie derecha de Maradona, publicado em 2019 na Colômbia pela UniEdiciones. A sua poesia é atravessada pelo sarcasmo e pelo humor. No livro Pedazos de Papel, publicado em 2020 pela Seshat Ediciones, os seus poemas publicados em 2020 são reunidos sob a forma de antologia,
A sua poesia tem sido publicada em revistas, antologias, sites e blogues, e tem participado regularmente nos recitais de “Poesía Sin Fronteras”, um espaço criado para a divulgação de poetas de diferentes regiões do mundo. Entre outras atividades (menos) relevantes, destacou-se como blogger, DJ, apresentador de rádio, além de falhar golos e comer doses astronómicas de croissants ao pequeno-almoço.